Como o Produtor ou Afiliado irá emitir Nota Fiscal?

Em qualquer negócio, seja ele físico ou digital, a emissão de Nota Fiscal é um dever de todo empreendedor regularizado, exceto quando isento por lei. A emissão do documento deve ser feita sempre que ocorrer a venda de algum produto ou a prestação de algum serviço.

Qual é o papel do Comprador no processo de emissão de Nota Fiscal?

O comprador é aquele que recebe a Nota Fiscal, afinal, foi ele quem realizou a compra de um produto.
O comprador precisa sempre receber a Nota Fiscal com o valor integral pago por ele, não devendo ser descontado nenhum custo de comissão, ou taxas de serviços, ou seja, o consumidor recebe sempre a Nota Fiscal com o valor total da compra. Quem emite este documento para ele é o Produtor.

Qual é o papel do Afiliado no processo de emissão de Nota Fiscal?

É neste ponto que alguns empreendedores começam a se confundir. Muitos acreditam que pelo fato do Afiliado ter promovido a venda, ele seria o responsável pela emissão da Nota Fiscal ao Comprador. Mas este é um pensamento errado, já que o Afiliado não foi o realizador da venda, mas apenas um promotor. Para deixar mais claro, podemos pensar da seguinte forma: o saldo da compra não é depositado integralmente na conta do Afiliado, mas apenas a comissão. Esse detalhe, deixa mais claro o papel que ele tem na transação.
Porém, o Afiliado precisa emitir Nota Fiscal a uma outra parte do processo: ao Produtor. O Afiliado é um prestador de serviços e como tal deverá emitir Nota Fiscal a quem tiver prestado estes serviços.

Qual é o papel do Greenn no processo de emissão de Nota Fiscal?

O Greenn irá emitir Nota Fiscal aos Produtores e Afiliados sempre que ocorrer uma venda e, consequentemente, uma cobrança referente às taxas de serviços no valor de 4,99% + R$1,00. Essa Nota Fiscal é emitida mensalmente aos Produtores e Afiliados, somando o valor de todas as transações.

Como é feita a emissão de Nota Fiscal?

Agora que você já entendeu quem realiza o processo de emissão de notas, talvez ainda tenha dúvidas de como gerar o documento em si. Assim como o negócio de Produtos Digitais funciona de maneira 100% online, é importante que sua Nota Fiscal também seja 100% eletrônica. Isso vai garantir muito mais agilidade à sua operação, já que não será preciso emitir e enviar a Nota Fiscal em papel impresso para todos os seus parceiros de negócio ou compradores.
Basicamente, para emissão de Notas Fiscais, é preciso seguir 3 simples passos descritos abaixo:

Na maioria dos casos, adquirir um certificado digital;
Realizar seu credenciamento na secretaria da fazenda ou prefeitura;
Adotar um software de emissão de Nota Fiscal eletrônica.
Este artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!